MEUS MANDAMENTOS LITERÁRIOS.

10:29:00


É impossível descrever a sensação de começar uma nova leitura não é mesmo? Em alguns momentos a ansiedade chega a um nível em que precisamos nos acalmar. Já em outros, a perspectiva de iniciar é baixa, entretanto quem sabe não possa aparecer uma surpresa em meio a esta leitura despretensiosa. É por estas e outras tantas razões que criei o meu próprio mandamento literário. Como assim? Bom, eu comecei a me sentir incomodada com algumas ações que vinha cometendo e decidi que era hora de ter uma conversinha básica comigo mesma. A partir disto, surgiram alguns tópicos que enumerei para me ajudar na hora das leituras. Sinceramente, foi uma das melhores coisas que fiz nesta vida. Mas, bora conferir o que seria esta lista: 

PRIMEIRO MANDAMENTO: NUNCA JULGUE UM LIVRO PELA CAPA. 

Ok, ok! Este pode ser o mandamento para QUALQUER pessoa, porém são poucas que conseguem segui-lo ao pé da letra. Muitas vezes nos deparamos em uma livraria ou biblioteca, capas incrivelmente bem trabalhadas e que dizem muito (ou não) sobre a história que elas querem nos contar, fazendo com que a nossa curiosidade - e desejo pelo belo (no caso a arte do livro em si) - seja maior do que a vontade de realmente ler o que a sinopse propõe. Isso aconteceu diversas vezes comigo, pois o truque funciona que é uma beleza. Mas o que eu comecei  a perceber foi que nem sempre o que é belo por fora, pode ser por dentro também, pois em algumas ocasiões, comprei livros apenas pela sua beleza e a história em si não me acrescentou em nada, até me senti um pouco traída pelo meu conceito de "livro bom". A partir de situações assim, comecei a ser mais seletiva com minhas leituras e inclusive com os livros que realmente valem a pena serem comprados. Por isso, fica aqui a minha dica: se você achar um livro incrivelmente belo, procure saber sobre ele. Pode ser que a melhor surpresa esteja naquele livrinho que aparenta ser sem graça. O que nos leva ao segundo mandamento... 

SEGUNDO MANDAMENTO: DÊ UMA CHANCE AO DUVIDOSO.  

Sim, isso mesmo. Como eu disse ali em cima o "sem graça" pode te surpreender. Eu adoro comprar livros em sebo, especialmente aqueles que ficam aqui no centro de São Paulo, que são mais tradicionais neste setor. Quando entro em algum deles, me deparo sempre com uma surpresa atrás da outra e sempre saio de lá feliz da vida! Claro, são livros que estão mais surrados - bem diferentes dos novíssimos da livraria - mas que contém histórias incríveis por um preço mais acessível. A maioria das minhas histórias favoritas ou que mexeram comigo de alguma forma, pude conhecer exatamente como o título deste mandamento propõe, pois me arrisquei a ler a sinopse, gostei da ideia trazida por ela e iniciei minha leitura sem grandes perspectivas. Posso dizer? Acredito que todos gostem de ser surpreendidos quando a narrativa toma rumos inesperados e ao final da leitura, sentimos que fizemos a coisa certa por ter tido a opção de escolher. Por isso, fica aqui a minha dica: se arrisque! Dê um joinha para aquela sinopse que parece interessante ou aquela capa que não é lá algo interessante, mas que parece trazer algo novo para o seu mundo.

TERCEIRO MANDAMENTO: O QUE FAZER COM A DECEPÇÃO.  

O que fazer quando eu começo a leitura e não consigo terminar? Ou quando eu termino e o livro não me agradou em nenhum momento? Bom, isso já aconteceu comigo inúmeras vezes e em duas delas tive a famosa "ressaca literária". Sobre a primeira questão: normalmente quando não conseguimos terminar a historia é por conta da própria trama (lenta ou rápida demais) ou pelos personagens (falta de empatia, por exemplo), o que é bem chato já que sempre iniciamos a leitura com alguma expectativa. O que eu posso dizer é o seguinte: tente terminar e se você não conseguir, não se sinta mal, pois isto é natural que aconteça. Se forçar a continuar só vai fazer sentir ainda mais distanciamento da leitura. Agora a segunda questão: Se você terminar o livro e se sentir mal pelo que leu ou até mesmo decepcionada, então saiba que isto acontece e sempre irá ocorrer. Eu acredito que seja um processo do qual não podemos fugir, apesar de tentarmos. Então, o que nos resta é tirar coisas proveitosas disto. Busque refletir consigo mesmo os pontos negativos que o fez desgostar da história e tentar discuti-lo com alguém que já tenha lido a obra ou até mesmo tentar expressar sua opinião pelas redes sociais, onde exista mais pessoas com este mesmo sentimento que você. Assim, além de desabafar, você poderá adquirir uma nova perspectiva e quem sabe garantir novas amizades. Pegue aquilo que lhe incomodou e transforme em algo que possa te acrescentar.

QUARTO MANDAMENTO: SEJA DONO DA SUA PRÓPRIA OPINIÃO.  

Felizmente quando queremos saber mais a respeito de algum livro em que estamos interessados, existem milhares de resenhas sobre ele. Existem resenhas sem spoilers mas que conseguem nos fazer captar a essência do livro e outras com spoilers que nos fazem ficar pensando sobre como isto ou aquilo acontece... E assim ficamos "em cima do mudo" quanto a ler ou não ao livro. O que vale sempre lembrar é que precisamos nos arriscar e para isso o segundo mandamento é (talvez) o mais especial e importante de todos. Não é que porque fulano não tenha gostado da história que você também não vá gostar, ok? Talvez a pessoa não goste do gênero ou não tenha se encantado pelos personagens e escrita do autor. Vou dar um exemplo meu: Comecei a ler Caixa de Pássaros me arriscando pela sinopse e já tinha lido algumas resenhas, especialmente as negativas, que costumam trazer mais pontos de análise. Então, decidi tomar a minha decisão e me surpreendi demais. Amei o livro e mesmo que para contradição de muitos, adorei o final e acredito que não poderia ter tido outro, mas claro que concordo com alguns outros pontos, como que o autor poderia ter melhor abordado os temas do suspense. O que eu quero dizer é que quando buscamos a opinião de terceiros, não podemos deixar de ter a nossa PRÓPRIA opinião. Por isso, fica a minha dica: mesmo que você goste de saber mais sobre o livro e busque opiniões sobre este, não deixe que apreciá-lo caso exista opiniões divergentes. As vezes, você pode perder a oportunidade de uma leitura excelente que poderá vir a se tornar uma de suas favoritas.

QUINTO MANDAMENTO: LIVROS ERÓTICOS PODEM SER MUITO BONS. 

Sei que (ainda) existe muito preconceito em torno dos livros eróticos. Eu mesma tinha uma opinião formada sobre este gênero que vem ganhando cada vez mais leitores. Quando tomei a decisão de ler Cinquenta Tons de Cinza, comecei a perceber o porquê de muitas questões. Primeiro, gostaria de dizer que adoro ler livros eróticos. Sim, muitos tem histórias clichês? Sim. Mas existem aqueles casos incríveis em que você se surpreende com a trama e seus personagens, como quando li  Amos e Masmorras de Lena Valenti. É um gênero que pode ser muito bem aproveitado e explorado, principalmente quando temos um tema como sexo (que ainda é um tabu a ser discutido) e com ele suas novidades, como as novas práticas em que ele se insere como o BDSM, por exemplo. Uma das coisas que mais adoro no público do livro erótico é que em sua maioria temos mulheres de diversas idades, profissões, religiões e estados civis e que conseguem não sentir tanta vergonha em ler um livro com estas temáticas em algum local público. Pode parecer estranho falar desta maneira, mas acreditem: muitas mulheres se sentem envergonhadas com estes livros. É compreensível, ainda mais quando se chega na parte descritiva de alguma relação sexual. Entretanto, acredito que seja algo que precise ser mudado. São livros com uma história como qualquer outra. A única coisa que o difere, são as cenas de sexo que podem ser mais explícitas. Por isso, fica a minha dica: leia um livro erótico. Acredito que seja uma experiência importante. Se você não curtir a leitura, tudo bem. Use e abuse destes livros que são tudo de bom. Inclusive, fiz uma listinha com os meus favoritos abaixo:

SEXTO MANDAMENTO: O WATTPAD ESCONDE MUITOS TESOUROS. 

Eu amo o Wattpad! Eu entrei na plataforma recentemente e me deparei com inúmeros talentos que precisam ser reconhecidos pelo mundo. Para quem não sabe o Wattpad é uma comunidade ou rede social online, para leitores e escritores escreverem e lerem. Tem para todos os gostos. Há algumas semanas atrás, comecei a procurar por histórias para ler e me deparei com algumas incríveis e gostaria de compartilhar com vocês.


Aproveitem a leitura! Depois não se esqueçam de ajudar as autoras com o seu voto e comentários, é claro. Acredito que assim como eu, vocês irão se encantar por todas estas e outras historias do Wattpad.

SÉTIMO (E ÚLTIMO) MANDAMENTO: VIAJE NA HISTORIA. 

Não adianta seguir todos os outros mandamentos sem ter o principal de tudo: imaginação. Sou dessas pessoas loucas que criam personagens e paisagens a cada cena, tem uma playlist pronta para um determinado momento e fica um longo tempo admirando o nada pensando em como certa cena aconteceu. Não tenha medo de se aprofundar na história e vivenciá-la, mesmo que por pouco tempo. A graça dos livros é exatamente isso, se perder nas suas próprias emoções e viver o que está em cada página. Seja a trama. Seja os personagens. Seja o mensageiro. Se deixa conduzir... ler é uma experiência  extracorpórea que esta muito além de nossa compreensão.

DICAS PARA LER MAIS:

1- Se concentrar na leitura é essencial. Além disso, para começar, escolha um livro que você goste. Aposte em um gênero favorito, principalmente se estiver começando um hábito de leitura; 
2- Priorize o seu momento de leitura. Fazer leituras coletivas ou estipular metas. Tem algumas técnicas para ajudar como a do Pomodoro
3- Reveze sua leitura com gêneros diferentes; 
4- Leia no trajeto de sua casa-trabalho-escola/faculdade; 
5- Leia livros calhamaços sem medo. Escolha livros que possam te agradar e instigar. Faça metas diárias. Dicas de calhamaços: Os Miseráveis (Victor Hugo), As Crônicas de Fogo e Gelo (George R R Martin), Outlander (Diana Gabaldon), entre outros. 

SOBRE OS BOOK TROPES (CLICHÊS LITERÁRIOS)

Estes são alguns dos clichês que sempre me incomodam (mas sigo com a leitura em 90% dos casos, principalmente se é um autor que amo ou admiro o trabalho):

1- Triângulo amoroso; 
2- Homem que maltrata a mocinha do início ao fim e se justifica pelo seu passado tempestuoso (muito comum nos new adult); 
3- Eu te amo muito rápido e sem desenvolvimento do casal, o famoso insta love; 
4- Personagens masculinos e femininos que são 8 ou 80. Poxa, autores! 
5- Falta de sororidade. 

Observação: faça este teste maravilhoso do site do Epic Reads (está em inglês). 

Espero que o post de hoje tenha sido bacana, e que ele possa te ajudar de algum forma. Eu adoraria poder conversar sobre suas próprias experiências! Caso você queira compartilha-las nos comentários, sinta-se a vontade. Mas, caso queria conversar em off, mande um email para o ML: mariandopeloslivros@gmail.com. Sinta-se em casa! E saiba que será um imenso prazer.

CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comments

@mariandonoslivros